Messer Gases Brasil

Nitrogênio

O nitrogênio é um dos gases com mais ampla atuação no mercado. Utilizado no controle atmosférico e congelamento de alimentos, em processos hospitalares de criopreservação, exames, testes laboratoriais, e na indúistria em geral, em processos como tratamento térmico, corte a laser, monitoramento ambiental, produção de componentes eletrônicos e fabricação de vidros.

Formas de Distribuição:nitrogênio é fornecido em estado líquido ou gasoso, envasado em cilindros, cestas, tanques ou por meio de gasodutos.

Onde é utilizado?

  • Indústria Química: O nitrogênio é usado para purga, secagem ou inertização em reatores químicos. É também um gás de balanço das misturas de gases de calibração para sistemas de monitoramento ambiental e misturas de gases de higiene industrial. E promove a recuperação de compostos organicos voláteis que são emitidos industrialmente.
  • Alimentos: é usado para resfriar, congelar ou controlar a temperatura de produtos alimentícios, seja durante o transporte ou na distribuição. Pode também ser usado no processo de Atmosfera Modificada.
  • Hospitalar: é usado para crio-dermatologia e criopreservação. É também um componente de misturas gasosas inaladas para teste de função pulmonar.
  • Laboratorial: o nitrogênio é usado como gás de arraste na cromatografia gasosa e como gás zero em diversos analisadores.
  • Indústria Aeronáutica: é usado para tratamento térmico, corte a laser. Os pneus com nitrogênio têm vida útil maior.
  • Metalmecânica: é usado para tratamento térmico, soldagem de ligas especiais e no corte a laser. Os pneus com nitrogênio têm uma vida útil maior.
  • Fabricação de Vidros: quando combinado com o hidrogênio, o nitrogênio cria uma atmosfera redutora sobre o banho de estanho no processo de produção de vidros.
  • Componentes Eletrônicos: é usado para criar uma atmosfera inerte para evitar a oxidação durante a soldagem por onda ou processo de soldagem por refluxo.

Informações técnicas

Símbolo Atômico N
Número Atômico 7
Série Química Não-metal
Estado Natural Gasoso
Massa Atômica 14 u
Massa Específica 1,153 kg/m3
Volume Específico 0,86 m3/kg
Peso Molecular 28,01 g/mol
Densidade Relativa 0,97
Temperatura Crítica -147 °C
Ponto de Fusão -210 °C
Ponto de Ebulição -196 °C
Inflamável? Não
Toxidez Baixa

Entre em contato com o time de especialistas Messer

História do Gás

O nitrogênio é estimado como sendo o sétimo elemento químico em maior abundância total na Via Láctea e no Sistema Solar. O nitrogênio ocorre em todos os organismos, principalmente nos aminoácidos.

O corpo humano contém cerca de 3% de nitrogênio em massa, sendo ele o quarto elemento mais abundante no corpo depois do oxigênio, carbono e hidrogênio. O ciclo do nitrogênio descreve o movimento do elemento do ar para a biosfera.

O nitrogênio foi descoberto e isolado pela primeira vez em 1772, pelo médico escocês Daniel Rutherford. Embora Carl Wilhelm Scheele e Henry Cavendish o tivessem feito de forma independente mais ou menos na mesma época, Rutherford geralmente e quem recebe o crédito porque seu trabalho foi publicado primeiro.

O nome nitrogène foi sugerido pelo químico francês Jean-Antoine-Claude Chaptal em 1790, quando foi descoberto que o nitrogênio estava presente no ácido nítrico e os nitratos.

Antoine Lavoisier sugeriu em seu lugar o nome azoto, do grego antigo “sem vida”, pois é um gás asfixiante; esse nome é usado em muitas línguas, como francês, italiano, russo, romeno, português e turco, e aparece nos nomes em inglês de alguns compostos de nitrogênio, como a hidrazina.

Messer Gases Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.