A Messer Gases Brasil foi reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil Prêmio Valor Inovação 2025, o que valoriza a prioridade que a empresa dá à inovação em seu modelo de negócios, desenvolvendo soluções que atendem às demandas dos clientes, aliado a uma política ESG robusta que agrega valor a todos os produtos e serviços oferecidos pela companhia.
Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente da Messer Gases Brasil, Paulo Ramos, falou sobre alguns projetos inovadores, entre eles, o BIOX®, que está ajudando a diminuir a poluição das indústrias e ainda a salvar o Rio Pinheiros, em São Paulo. “O tratamento de água de grandes indústrias exige bombas pesadas, com grande consumo de eletricidade. Para mudar isso, desenvolvemos um aerador com injeção de oxigênio, que dispensa o bombeamento”, relatou Paulo Ramos na matéria publicada na edição especial do Valor Econômico. Essa inovação reduz significativamente o consumo de energia e diminui a formação de lodo, que antes precisava ser recolhido periodicamente para descarte em aterros sanitários. “Além de diminuir a poluição das indústrias, estamos ajudando a salvar um rio morto”, afirmou o presidente da Messer Gases.
A pesquisa foi realizada pelo Valor em parceria com a Strategy&, da PwC. A metodologia do anuário Valor Inovação Brasil reúne critérios capazes de medir o investimento constante das empresas em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As análises são norteadas pelo conceito de inovação adotado para a pesquisa que busca identificar as ideias e iniciativas que criam valor para as empresas por meio de novos produtos, processos, novas competências desenvolvidas e modelos de negócios e serviços. Como resultado, o ranking lista um seleto conjunto que investe em inovação em longo prazo, tratando o tema como pilar estratégico.
“A inovação está no nosso DNA e a cultura da inovação permeia tudo o que fazemos. Incentivamos a criatividade e a busca constante por soluções inovadoras, desde pesquisa e desenvolvimento até a implementação de novas tecnologias. Porém, inovação se faz com pessoas, que precisam ser valorizadas e incentivadas como profissionais e indivíduos. Também não podemos esquecer do nosso compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis”, afirma Paulo Ramos.





